Lançamento da Correio Internacional em Campos dos Goytacazes

 No último dia 12, os professores Gustavo Siqueira e Roberta Maiani participaram de uma mesa de debates no auditório Reginaldo Rangel, do Instituto Federal Fluminense. Com os temas “Avanços e contradições da revolução egípcia” e “A atual situação na Síria”, a mesa teve o objetivo central de ser uma atividade de lançamento do novo número da revista Correio Internacional em Campos dos Goytacazes.

   Com o auditório cheio, o debate tratou daquela que foi considerada as maiores mobilizações de massas da história da humanidade, quando milhões de pessoas se mobilizaram no Egito para derrubar o governo de Mohamed Morsi da Irmandade Muçulmana, fato que se concretizou com um movimento militar que o derrubou e com as massas aplaudindo esta ação.
   Sobre o conteúdo deste processo (se é progressista ou reacionário) e sobre a dinâmica posterior (a revolução continua ou “primavera” foi freada) existem vários debates em toda a imprensa mundial e, em especial, na esquerda. Esta edição da Correio Internacional apresenta um extenso artigo analisando o processo egípcio de conjunto, nos dois últimos anos, e fundamenta a posição da LIT: “foi uma grande mobilização progressista que, ainda com suas fortes contradições, acelera o processo revolucionário no país”. O outro assunto, que completa a seção do Oriente Médio da revista, também tratado no debate, nos trás um material de impulso à campanha de solidariedade com a revolução síria na luta contra a ditadura de Assad.

   A revista Correio Internacional, publicação da Liga Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional (LIT-QI), chega ao seu décimo primeiro número trazendo um profundo panorama sobre a luta de classes no mundo e como este processo vem se acentuando.

   Esta décima primeira edição reúne artigos que buscam apresentar análises marxistas dos principais temas da política internacional, desde as recentes "Jornadas de Junho", que abriram uma nova situação política no Brasil, até os processos revolucionários em curso no oriente médio e as lutas contra a crise capitalista na Europa, dentre muitos outros temas.


 




Mais fotos, Aqui!